Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo ao Notícias Virtuais - 30 de Junho de 2022 - São 13:16Horas

Cidades

Secretários e coordenadores participam de reunião do PDI

Planejamento | 20/04/2018 22h 56min

Como continuidade de um dos seis projetos do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), secretários municipais e coordenadores da Prefeitura de Sinop participaram, nesta sexta-feira (20), de mais um encontro com as equipes técnicas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

Parte do projeto 2 do PDI, o encontro teve como finalidade delinear ações estratégicas para o controle social do município para este ano. “Nós iniciamos em 2018 com realinhamento do plano estratégico, revendo as metas e iniciativas para este ano, no projeto um. Agora o projeto dois relaciona-se a consciência cidadã, ao estímulo da ação e participação efetiva da sociedade mediante os conselhos, na fiscalização e também na prática de atitudes para que essas metas sugeridas no ano passado possam ser alcançadas”, explicou a secretária de articulação institucional de desenvolvimento da cidadania do TCE-MT, Cassyra Vuolo.

A Prefeitura de Sinop deu início ao planejamento estratégico em parceria com o TCE-MT em 2012. Desde então, o município recebe acompanhamentos constantes das equipes da Corte de Contas na elaboração e cumprimento de metas, sendo já considerado um dos municípios “case de sucesso”.

“A importância dele (PDI) é pela fiscalização e parceria com o TCE no sentido de melhorias na gestão pública. A base dele é o planejamento da gestão pública, o que é fundamental para aplicação dos recursos”, considerou a secretária Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann.

O planejamento estratégico consiste em um conjunto de ações a serem atingidas em curto, médio e longo prazos no período de 20 anos (2017-2036) em diferentes áreas. Os resultados - sejam eles positivos ou negativos - norteiam a atuação do município mediante os cenários apresentados.

De acordo com o balanço apresentado em fevereiro deste ano, Sinop traçou 51 metas a serem alcançadas, de forma periódica e em 2017. Destas, 46 foram atingidas, o que representa 90.3% de conformidade e apenas 05 não foram alcançadas, sendo 01 do objetivo 01 (ampliar e qualificar o acesso ao serviço de saúde); 03 do objetivo 02 (elevar a expectativa e qualidade de vida da população); 01 do objetivo 09 (aprimorar a qualidade da gestão). 

O PDI é composto por cinco projetos: projeto 1 - Apoio ao Planejamento Estratégico; projeto 2 - Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; projeto 3 - Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância; projeto 4 - Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras; projeto 5 - Modernização Institucional; projeto 6 - TCEndo Cidadania 

 

Fonte:   Da assessoria