Cidades
Índice de infestação do Aedes Aegypti cai para 1,2% em Sinop; redução foi de 77%
Contra a Dengue | 02/05/2018 22h 03min

A Prefeitura de Sinop, por meio do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, finalizou no mês de abril o Mutirão Contra a Dengue. Ao término da ação, foi realizado o Levantamento de Índice Rápido por Amostragem (LIRAa) e identificada uma redução de 77%, no índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti no município.
O mutirão começou no dia 6 de fevereiro deste ano, quando o índice de infestação do mosquito no município era de 3,6%. Já em abril, após o LIRAa, o índice apontado pelo Setor de Endemias é de 1,2%.
Para a realização do mutirão, a Secretaria de Saúde contou com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Durante 49 dias úteis de trabalho, foram coletados 174 caminhões caçambas de lixo específico que estavam dentro dos quintais e em terrenos baldios da cidade.
No quadrilátero central, as equipes do mutirão atuaram em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros, onde foram inspecionados 1.530 imóveis, em 54 quarteirões, e eliminados 22 focos do mosquito, a grande maioria sendo em calhas. Também foi aplicado 01 notificação através dos Fiscais da Vigilância Sanitária.
Mesmo com o final do mutirão, as equipes da Secretaria de Saúde seguem com as ações contínuas de combate ao mosquito, que é transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.
Notificações
Em Sinop, conforme dados da Vigilância Epidemiológica, neste ano, até esta quarta-feira (02/05), foram notificados 220 casos suspeitos de dengue, sendo que 113 ainda estão em investigação, 60 já foram descartados e 47 casos confirmados da doença, não sendo registrado nenhum caso grave e nem óbito.
Em 2017, em Sinop, foram confirmados 410 casos de dengue, sendo que desses oito foram de dengue com sinais de alarme e dois casos graves da doença.
No caso da chikungunya, até abril, em Sinop, foram cinco casos suspeitos notificados, sendo três confirmados e dois descartados. Em 2017, foram três notificações da doença, sendo todas descartadas.
O vírus da zika, no ano passado, foram confirmados três casos da doença em Sinop e, neste ano, são quatro casos suspeitos notificados, sendo que todos foram descartados.
Fonte: Da assessoria
Famílias carentes de Itaituba são auxiliadas por dezenas de entidades
No momento de maior complexibilidade da crise do Coronavírus, uma das cidades muito afetadas com o índice de fam&
Juninho Pernambucano se sensibiliza e pagará clínica a pedinte agredido em MT
O ex-jogador de futebol Juninho Pernambucano se sensibilizou com a história do morador de rua Anderson Luiz da Silva Zah
Sine Sinop tem 219 vagas de emprego
O Sistema Nacional de Empregos (SINE-Sinop) oferece as seguintes vagas de emprego para esta quinta-feira, 06 de dezembro: