Bem Vindo ao Notícias Virtuais - 19 de Junho de 2019 - São 16:45Horas

Estado

Aparelho detecta furtos e vazamentos nas tubulações de água da capital

Cidades | 08/04/2018 21h 12min

Com o objetivo de reduzir os índices de perda de água na capital mato-grossense, a concessionária Águas Cuiabá, investiu em um aparelho que atua na identificação de tubulações e possíveis danos em suas estruturas. Os profissionais já foram treinados, e agora detecção de furtos e vazamentos de água serão mais eficientes. As informações são da assessoria de imprensa.

Utilizado primeiramente pelo setor de fiscalização, o equipamento da marca Radiotection, modelo RD1100, atua diretamente na identificação das redes de saneamento. A máquina possui monitor, sensor, antena e tem a aparência de um carrinho de cortar grama, o que permite a ágil circulação por terrenos, bem como uma procura com maior precisão. O georradar funciona por meio da emissão e reflexão de ondas eletromagnéticas, que identificam a rota e a profundidade das redes, indicando quantos centímetros ou metros abaixo do equipamento está a estrutura, independentemente da pressão da rede. Essas ondas são capazes de identificar a existência de tubulações numa profundidade de até 8 metros.
 
A tecnologia possibilita a identificação de vazamentos ocultos que podem estar a metros abaixo das grandes avenidas de Cuiabá, por exemplo, despontando, assim, como um instrumento a serviço das equipes técnicas da Águas Cuiabá nas atividades diárias da gestão do saneamento. O equipamento pode detectar tubulações de qualquer material, como PVC e ferro (assim como antigas redes de amianto, que ainda existentes em alguns pontos da cidade, sobretudo no Centro Histórico), de modo não-invasivo. Portanto, além de atuar diretamente para a detecção de problemas, o novo aparelho otimiza o trabalho da concessionária e evita grandes perdas de água tratada.
 
As informações coletadas na sondagem são visualizadas na tela acoplada ao próprio aparelho. Para operar o sistema, profissionais capacitados. A concessionária investiu no aprimoramento de suas equipes de modo que os mesmos possam utilizar adequadamente o novo aparelho.

"O desafio diário de proporcionar saneamento e qualidade de vida a milhares de famílias nos exige constante inovação, dedicação, capacitação e investimentos. Medidas eficazes como a aquisição do georradar se somam a várias ações que estamos promovendo para que os índices de perdas de água, esse bem tão precioso, sejam reduzidos a patamares mais sustentáveis", destaca o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani.
 
Águas Cuiabá - A Águas Cuiabá assumiu o serviço de água e esgoto da Capital em 2017, com a responsabilidade de atender uma população de 580 mil pessoas. Desde então, trabalhou e investiu para o aumento do tratamento da água entregue ao cliente. Em conjunto com os Poderes elaborou projetos para atender cada vez mais cidadãos com os nossos serviços. Em razão das características de nossas atividades, também mantemos profunda inserção na vida das comunidades, onde desenvolvemos ações e programas que ajudam a elevar a conscientização socioambiental, alcançando milhares de pessoas. A Águas Cuiabá faz parte da Iguá Saneamento, companhia que atende cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco estados brasileiros, por meio de 18 operações.

Fonte:   Olhar direto - Fabiana Mendes