Bem Vindo ao Notícias Virtuais - 18 de Junho de 2018 - São 15:25Horas

Cidades

Sinop recebe treinamentos do programa Alimentação Consciente Brasil

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL | 01/03/2018 11h 35min

Com foco na promoção da saúde e sustentabilidade a partir da alimentação, Sinop recebe, nesta semana, a especialista em Políticas Alimentares da Alimentação Consciente, Mariana Vidotto, e a coordenadora de nutrição, Vanessa Menck, ambas da Programa sem fins lucrativos Alimentação Consciente Brasil, financiado pela ONG Mercy for Animals. Elas realizam uma série de treinamentos com as merendeiras que atuam nas escolas da rede pública municipal, com equipes da Assistência Social e também do Restaurante Popular. As capacitações ocorrem no laboratório de técnica dietética da Faculdade FASIPE, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Sinop aderiu ao programa no ano passado e é um dos municípios brasileiros e grandes centros internacionais que adotam a chamada alimentação consciente. A partir da substituição de determinado percentual de proteína animal pela vegetal nas refeições diárias, busca-se promover saúde e sustentabilidade a partir da alimentação. Da mesma forma, a proposta atua em consonância com os objetivos globais de combate à fome.

“Sinop, especificamente, é uma das cidades que a gente encontrou melhor estrutura no sentido físico de equipamentos e conseguiu trabalhar com receitas que não têm em lugar nenhum, porque tem mão de obra que é capaz e cozinha bem estruturada e no oferecimento de ingredientes também. Aqui a gente teve uma gama bem grande de ingredientes para trabalhar as receitas”, explicou a coordenadora de nutrição Vanessa Menck.

Neste ano o programa chega às escolas da rede municipal de ensino, contemplando os mais de 15 mil estudantes dos níveis infantil e fundamental, além, também, da rede local de assistência social em cujo arcabouço estão o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Restaurante Popular.

Segundo a coordenadora do programa em Sinop e especialista em Políticas Alimentares da Alimentação Consciente, Mariana Vidotto, o município já é destaque na ação. “É o primeiro do Brasil a reduzir em 40% o consumo de produtos de origem animal”.

No mundo, adotam a Alimentação Consciente países da América do Norte e a Europa. No Brasil, está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além da capital mato-grossense, Cuiabá e da cidade de Várzea Grande. Em Sinop, a ação é realizada por meio de uma parceria com a ONG e as secretarias de Assistência Social, Trabalho e Habitação e Educação, Esporte e Cultura.

Fonte:   Da assessoria

Enquete

Qual o melhor nome para Presidente do Brasil?

Bolsonaro

Lula

Aécio Neves

Ciro Gomes

Marina Silva

Michel Temer