Bem Vindo ao Notícias Virtuais - 20 de Setembro de 2018 - São 21:42Horas

Cidades

SAE realiza capacitação para ampliar oferta de testes rápidos

Saúde | 28/03/2018 20h 24min

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), realiza nesta semana uma capacitação voltada à rede básica de saúde, acadêmicos e profissionais de hospitais de Sinop. O objetivo do treinamento é ampliar a oferta de testes rápidos para algumas doenças sexualmente transmissíveis no município.

 

A capacitação teve início na terça-feira (24), e segue até a próxima quinta-feira (26), durante todo o dia. Serão ministradas aulas teóricas e práticas de testes rápidos para doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C.

 

“São três dias e o objetivo final é capacitar os agentes de saúde para ofertar maior número de testes rápidos nas unidades de saúde de Sinop”, explica o ginecologista e obstetra, coordenador do SAE, Walter Esteves.

 

Os quatro testes já são ofertados gratuitamente nas unidades básicas de saúde do município. “A gente quer ampliar o número de pessoas capacitadas, para que todas as unidades tenham mais de uma pessoa que saiba fazer os testes”, finalizou o coordenador.

 

A capacitação é realizada no auditório da Fasipe e conta com a parceria da faculdade.

 

 

Atendimento SAE

 

Os casos diagnosticados nas unidades básicas de saúde são encaminhados para atendimentos no SAE que, além de pacientes de Sinop, realiza tratamentos com pacientes de todos os municípios que compõem o Polo Regional de Saúde.

 

Conforme dados do SAE, são atendidos mais de mil casos de HIV, abrangendo todos os municípios do Polo Regional, sendo 620 casos de Sinop.

Fonte:   Da assessoria