Bem Vindo ao Notícias Virtuais - 21 de Maio de 2018 - São 03:00Horas

Cidades

Projeto da Brigada Mista Municipal é finalista em prêmio nacional

Sustentabilidade | 03/05/2018 22h 47min

O projeto Brigada Mista Municipal (BMM) de Incêndio, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), e a Sinop Energia é finalista na categoria "Destaque na Rede" no 7º Prêmio  “ Melhores Práticas de Sustentabilidade”, do  Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Aplicado em Sinop desde o ano de 2015, por meio do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, sediado nesta cidade, a Brigada Municipal Mista atua em frentes de combate e prevenção ao fogo, bem como educação e formação ambiental na área da Gleba Mercedes V. Com as práticas de campo, a mobilização da comunidade e o trabalho conjunto dos parceiros, o projeto alcançou índices inéditos até mesmo em âmbito Brasil. Entre estes, zerar a ocorrência de focos de calor naquela área rural no ano de 2017. 

A conquista caminhou na contramão do cenário estadual, visto que, de acordo com as estatísticas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apenas no mês de setembro de 2017 Mato Grosso registrou o maior número de focos de calor dos últimos dez anos.

"A Brigada Municipal Mista é um instrumento de resposta aos incêndios florestais, adotado pelo CBMMT, que é fundamentado no conceito de integração de esforços, onde o Governo do Estado, prefeituras, empresas rurais e entidades de classe assumem compromissos a fim de combaterem os incêndios florestais ainda no início. A BMM é composta por dois bombeiros militares e seis brigadistas contratados exclusivamente ou cedidos pela prefeitura, que operam durante os 100 dias do período proibitivo para uso do fogo", ressalta o coronel BM Paulo Barroso.

Recentemente, um técnico do Ministério do Meio Ambiente percorreu a Gleba Mercedes para observar os resultados apontados pela equipe do projeto e mensurar os dados que vão ajudar na definição do vencedor do prêmio. O servidor também participou de reuniões nas sedes da Secretaria Municipal e Sinop Energia. 

"Ano passado, incentivamos a educação ambiental na Gleba e, enquanto na área urbana registramos muitos focos, na Gleba Mercedes não tivemos", explicou a coordenadora da área de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Aline Magioni. O projeto disputa o 7º Prêmio da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) tendo como concorrentes instituições como o Tribunal de Contas da União e uma prefeitura de Porto Alegre, ambas finalistas na mesma categoria.

No escopo de trabalho da BMM, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso atua em frentes de gerenciamento, capacitação, disciplina e comando das operações; a Prefeitura de Sinop entra com a contratação de brigadistas, disponibilização de uniformes, veículo para o combate, sala de situação e alimentação diária aos militares que ficarão lotados exclusivamente na área rural; já as empresas rurais e entidades de classe fornecem os equipamentos individuais para o combate e divulgação da BMM. No caso da Sinop Energia, à ela competiu a disponibilização de um veículo e seu abastecimento permanente.

O projeto Brigada Municipal é realizado entre os meses de julho e setembro, coincidindo com o início do período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, definido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). Durante este intervalo, o uso do fogo em áreas rurais fica proibido. Já nas cidades, as queimadas urbanas são proibidas durante o ano todo. 

O prêmio

De acordo com o MMA, o prêmio tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de responsabilidade socioambiental implementadas na administração pública e estimular a replicação das ações bem-sucedidas, reconhecendo o mérito das atividades promovidas pelos órgãos públicos na prática da A3P durante o ano de 2017.

 

Fonte:   Da assessoria

Enquete

Qual o melhor nome para Presidente do Brasil?

Bolsonaro

Lula

Aécio Neves

Ciro Gomes

Marina Silva

Michel Temer