Bem Vindo ao Notícias Virtuais - 10 de Dezembro de 2018 - São 19:35Horas

Cidades

Procon ensina adolescentes a serem consumidores conscientes

Dia das Mães | 04/05/2018 19h 18min

O Órgão de Defesa do Consumidor de Sinop (Procon) fará, na próxima semana, dias 07 e 08 uma ação de conscientização direcionada ao público adolescente de escolas públicas e privada do município. De acordo com a diretora do Procon, Juliana Baptista, o objetivo é despertar a consciência crítica sobre direitos e deveres dos consumidores, especialmente neste início do mês de maio, quando o comércio se volta às vendas para o dia das mães. A data representa uma das mais importantes para o segmento empresarial.

Direitos básicos do consumidor serão ensinados aos alunos do 7º aos 9º anos do Ensino Fundamental das Escolas Enio Pipino (2ª feira) e EMEB Lindolfo José Trierweiller e Escola Cenecista Santa Elisabete (3ª feira), nos turnos matutino e vespertino. Conforme o Procon, a intenção é mobilizar o público alvo acerca dos cuidados, os perigos e as armadilhas das compras. “Vamos ensinar a eles como comprar um presente bom, o presente que a mamãe merece, com segurança e qualidade”, ressalta a diretora.

Os alunos aprenderão, com os técnicos e advogados do Procon, o que é garantia, quais os prazos para a troca, a exigir e o que deve conter uma Nota Fiscal, assim como a diferenciação da compra feita pela internet, como o prazo de sete dias para a troca do produto, por exemplo.

“Nós ensinaremos esses alunos a liderem com compras não entregue no prazo, a fazerem compra consciente, ou seja, a pesquisarem preços, descontos e forma de pagamento e, ainda, a questionar sobre os juros e eventuais encargos. Esses pequenos consumidores terão, pelo menos, uma noção sobre relação de consumo prevista no Código de Defesa do Consumidor”, complementa Juliana.

AGENDA PERMANENTE

O Procon já vem desenvolvendo trabalhos semelhantes a esse em outras classes e seguimentos. No mês do idoso [setembro], levou aos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) palestras que envolviam o direito do idoso como a gratuidade em passagem de ônibus e vários outros benefícios concedidos apenas ao público da melhor idade.

 

Fonte:   Da assessoria