Bem Vindo ao Notícias Virtuais - 17 de Julho de 2018 - São 05:35Horas

Cidades

Prefeitura quer padronizar sistema de agendamento de consultas nas UBSs

Melhorias na saúde | 26/03/2018 19h 08min

A Prefeitura de Sinop já tem realizado levantamentos e estudos para a implantação de um sistema padrão para agendamento de consultas de pacientes que buscam atendimento nas unidades básicas de saúde do município (UBS’s). A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é de que o novo sistema de agendamento seja implantado no início do mês de abril.

 

Atualmente, cada unidade básica de saúde utiliza um sistema para agendamento de consultas próprio. Alguns postos definem apenas um dia da semana para os agendamentos e em outras são realizados por ordem de chegada, o que ocasiona grandes filas de espera antes mesmo da abertura das unidades.

 

Segundo o subsecretário de Saúde, Gerson Danzer, equipes da secretaria já tem feito os estudos e verificado ‘in loco’ as formas de implantação do novo sistema. Com a mudança, os pacientes poderão fazer o agendamento a qualquer momento em todos os postos e ainda serão reservados horários para casos emergenciais.

 

“Objetivo do novo sistema é garantir que os pacientes não tenham desgastes para agendar as consultas. Hoje, cada posto tem uma forma diferente de fazer o agendamento em uns é por livre demanda, quando o paciente chega mais cedo e pega a ficha, assim muitos acabam não conseguindo pegar a ficha suficiente para atendimento no dia. Têm unidades, a maioria, faz o agendamento um dia na semana e isso cria tumulto, porque chega a superlotar para o agendamento”.

 

Em Sinop existem 24 unidades básicas de saúde com mais de trinta equipes e com atendimentos de clínico geral, na maioria também com atendimento odontológico. Para os casos mais graves de urgência e emergência os atendimentos são na UPA 24 e na UBS Menino Jesus, no período noturno. “É importante lembrar que na UBS os atendimentos são realizados com clínico geral, em algumas há o dentista”, frisou o subsecretário.

Fonte:   Da assessoria

Enquete

Qual o melhor nome para Presidente do Brasil?

Bolsonaro

Lula

Aécio Neves

Ciro Gomes

Marina Silva

Michel Temer