Bem Vindo ao Notícias Virtuais - 10 de Dezembro de 2018 - São 19:36Horas

Cidades

Prefeita entrega resfriadores de leite para produtores da Gleba Mercedes

Agricultura familiar | 12/04/2018 22h 26min

A administração Rosana Martinelli (PR) tem investido, cada vez mais, na agricultura familiar. Foi entregue, essa semana, na Gleba Mercedes V, três resfriadores de leite para que a comunidade local possa fomentar, ainda mais, a sua economia, tendo menor despesa e maior lucro com a bacia leiteira, já que é uma das atividades de maior destaque. Os resfriadores de leite foram encaminhados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Serão atendidos, com esses resfriadores, pelo menos, 14 produtores que, juntos, somam 7 mil litros por dia, o que corresponde a mais de 200 mil litros de leite por mês. Esses resfriadores darão um ganho de tempo maior para que o produto posso ser buscado pela cooperativa da cidade de Terra Nova do Norte, que é quem comercializa grande parte da produção da Gleba Mercedes, uma vez que o laticínio local da comunidade Selene não consegue mais absorver a demanda.

O produtor Ramão da Silva agradece o empenho do Poder Público e a atenção que a administração Rosana Martinelli tem dado às famílias da Gleba. “Só vem a somar para nós termos mais uma renda melhor para beneficiar a cada um de nós”, apontou.

A prefeita revela que os investimentos na Gleba vão além da agricultura familiar. Segundo ela, aproveitou a visita para anunciar mais uma obra estruturante para o local. “Nós aproveitamos a visita, aqui, na Gleba para dar a boa notícia e entregar o cronograma da obra do posto de saúde que vai ser construído e nós queremos, ainda, inaugurar nesse ano”, revelou.

Um outro anúncio feito pela prefeita foi mais investimento e melhoria para a educação que conta com uma escola e uma extensão para a comunidade. “Nós vamos conceder, ainda nos próximos dias, o cronograma para a construção de uma quadra poliesportiva”, anunciou ao lembrar que essa conquista e essa decisão é fruto de conversa e atendimento dos anseios da população local que foi ouvido e, brevemente, será atendida.

Na administração da prefeita Rosana Martinelli, as cerca de 500 famílias foram atendidas com a titulação de suas terras, o que simboliza uma verdadeira batalha e uma luta diante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária para a regularização de cada lote. Outra conquista para 50 famílias foi a construção de tanques de peixes. Com o fruto da emenda parlamentar do deputado Estadual Silvano Amaral, pelo menos, foram 50 famílias que passaram por treinamento junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e que aguardam o término da construção dos tanques para a criação e comercialização de peixes. Outro incremento para a economia local.

Todas essas são ações capitaneadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) que agrega a pasta municipal de Agricultura.

Estiveram presentes na entrega dos resfriadores de leite e no anúncio da construção do posto de saúde e da quadra poliesportiva, além da prefeita Rosana Martinelli e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luciane Bertinatto, o deputado Estadual Silvano Amaral e o vereador Joacir Testa.

 

Fonte:   Da assessoria