Bem Vindo ao Notícias Virtuais - 21 de Maio de 2018 - São 02:58Horas

Cidades

Estudantes recebem materiais do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Educação | 03/05/2018 22h 41min

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizaram, nessa quarta-feira, 02, a entrega de materiais do projeto ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’ (JEPP) a estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da EMEB Uilibaldo Vieira Gobbo. O ato simbólico marca o início das ações do JEEP nas instituições de ensino municipais tanto nas séries iniciais quanto finais. 

 

Voltada ao estímulo da educação empreendedora, a iniciativa visa inserir a temática empreendedorismo e comportamento empreendedor aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Esta é a primeira vez que o projeto será realizado em Sinop, por meio de uma parceria totalmente gratuita com o Sebrae. Ainda em fevereiro, durante a Semana Pedagógica, professores da Rede receberam a formação metodológica para aplicar a proposta em âmbito escolar. De acordo com metodologia, em cada um dos diferentes níveis da Educação Básica os estudantes, juntamente com seus professores, trabalharão com temas conforme suas faixas etárias. 

 

Enquanto os estudantes do 1º ano irão lidar com o mundo das ervas aromáticas e o despertar de sentidos e cheiros, as turmas de 2º ano vão explorar o contexto dos temperos naturais; por sua vez; as crianças do 3º ano trabalharão a temática brinquedos ecológicos; o 4º ano locadora de produtos, prestando serviços à comunidade; 5º ano com gastronomia, sabores e cores; 6º ano ecopapelaria; 7º ano artesanato sustentável; e, 8º ano, com empreendedorismo social.

 

Docentes e discentes atuarão em etapas que abordam desde elaboração de plano de negócios, identificação de produto até a finalização e avaliação pós-venda. Todas as ações da empresa-escola vão resultar em uma feira programada para este segundo semestre e na qual serão expostos os diferentes trabalhos das turmas.

 

Conforme o Sebrae, o projeto, “aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas. ”

 

“Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras”, informa, ainda, o Serviço Brasileiro em seu portal institucional.

 

Fonte:   Da assessoria

Enquete

Qual o melhor nome para Presidente do Brasil?

Bolsonaro

Lula

Aécio Neves

Ciro Gomes

Marina Silva

Michel Temer