Bem Vindo ao Notícias Virtuais - 18 de Junho de 2018 - São 15:37Horas

Cidades

Encontro Regional de gestores da Assistência Social será em Sinop

Congemas | 24/05/2018 08h 58min

O Encontro Regional Centro-Oeste do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) irá debater, nos dias 29 e 30 de maio, os ‘Desafios para a Universalização do Suas na Atual Conjuntura’. O encontro, organizado em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), será realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira, em Sinop (505 km da Capital).

A abertura do evento está prevista para as 8h, com apresentações culturais e a presença de autoridades. A partir das 9h, ocorrerá a palestra sobre a Análise da Conjuntura: O Cenário Atual e os Impactos na Efetivação do Plano Decenal conduzida por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Maria do Carmo Brant de Carvalho, do Fonseas, Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre, e do Congemas, Jose Roberto Zanch. O segundo Painel debaterá a Assistência Social como Direito Constitucional e de Seguridade Social.

No período da tarde o Congemas debaterá o Pacto Federativo, Competências dos Entes Federados no Suas em Tempos de Crise com o palestrante Carlos Nambu, conselheiro Nacional e coordenador da Comissão de Financiamento e Orçamento da Assistência Social. Na sequência haverá a palestra sobre Fenômenos que Expressam as Desproteções e as Especificidades Regionais, com José Rodrigues.

No segundo dia, representantes do MDS conduzirão oficinas sobre Parâmetro de Escuta de Crianças e Adolescentes em situação de violência: o papel da Assistência no contexto da lei 13.431/2017 (DPSE), a Execução Financeira e Orçamentária (FNAS), a Integração da Proteção Social Básica com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN (DPSB/Sesan), as Novas iniciativas do Cadúnico: Rede Cadastro único, Relcad e Consulta Cidadão e os Desafios de Gestão do Programa Bolsa Família.

Para contextualizar os temas, os gestores municipais participarão de workshops sobre a Integralidade da Proteção Social, a Gestão Democrática e Comunicação no SUAS, a Integração dos Serviços, Programas e Benefícios, Aprimoramento da Gestão e a Gestão do trabalho, vigilância, além da Gestão Orçamentária e Financeira. Ocorrerá também uma oficina específica sobre “O Papel da Assistência Social no Atendimento aos Migrantes”.

 

 

Fonte:   Da assessoria

Enquete

Qual o melhor nome para Presidente do Brasil?

Bolsonaro

Lula

Aécio Neves

Ciro Gomes

Marina Silva

Michel Temer