Bem Vindo ao Notícias Virtuais - 17 de Dezembro de 2018 - São 17:04Horas

Cidades

CRAS e CREAS terão horário de atendimento alterado em janeiro

ASSISTÊNCIA SOCIAL | 09/01/2018 01h 31min

Durante o mês de janeiro as quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) nos bairros Menino Jesus, Paulista, Boa Esperança e Palmeiras, e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atenderão ao público em horário reduzido - das 7h às 13h - e não mais em turno integral. 

O expediente será reajustado porque, neste período, não haverá atendimentos coletivos por meio dos grupos de trabalho, oficinas e reuniões. Desta maneira, o período vespertino será utilizado para serviços internos pelos servidores e planejamentos. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, no mês de fevereiro retorna-se ao período integral, das 7h30 às 17h30 em ambos os Centros de Referência que compõem o braço da política de assistência social no município, atuando com públicos específicos e serviços diversos.

Veja o papel individualmente dos Centros, de acordo com a política estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social

CRAS

Serviços ofertados

O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Público Atendido

Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. 

CREAS

A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

Público Atendido

Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

Fonte:   Assessoria